top of page
WhatsApp Image 2022-10-28 at 13.17.25.jpeg

MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE PARNA MAPINGUARI

Do que se trata o projeto

O Projeto iniciou de fato com a assinatura do contrato com a Jirau Energia em 18 de maio de 2020 e vai até abril de 2025. Nesse projeto a Ecoporé fornece o apoio administrativo e de campo, com a contratação de 4 (quatro) profissionais (monitores capacitados pelo ICMBio e experientes) para a execução dos Protocolos do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – Programa MONITORA (que tem como objetivo geral avaliar se as Unidades de Conservação estão sendo efetivas para conservação e preservação da biodiversidade) no Parque Nacional Mapinguari como área referência, por meio do monitoramento dos grupos selecionados como indicadores biológicos, com amostragem em ambientes florestais, savânicos e aquáticos e implementação do monitoramento em área contraste na zona de influência do Reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau.

Essa é uma parceria entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Jirau Energia e Ação Ecológica Guaporé - ECOPORÉ para execução de Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional Mapinguari.

Objetivos do projeto

Fornecer o apoio administrativo e de campo à execução dos Protocolos do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – MONITORA no Parque Nacional Mapinguari como área referência, por meio do monitoramento dos grupos selecionados como indicadores biológicos, com amostragem em ambientes florestais, savânicos e aquáticos e implementação do monitoramento em área contraste na zona de influência do Reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau, com a contratação de 4 (quatro) profissionais (monitores capacitados pelo ICMBio e experientes).

De acordo com a Especificação Técnica: Programa de Conservação in situ da Fauna e Programa de Monitoramento da Fauna do Entorno do Reservatório e o convite “RC14194_78647-Prog.Cons. in situ e Monitoramento Fauna” em consonância ao termo de compromisso firmado entre Energia Sustentável Do Brasil S.A. – ESBR e Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em cumprimento a condicionante de renovação a LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 1097/2012 (1a RENOVAÇÃO).

Quais as metas

1. Apoiar a execução do programa MONITORA do PARNA Mapinguari.

2. Apoiar na implantação do SIG no PARNA MApinguari.

3. Verificar anualmente a flutuação entre presença/ ausência das espécies ou grupos alvo entre as áreas amostrais.


4. Especializar todos os registros, possibilitando verificar a distribuição das espécies ou grupos alvo entre as áreas amostrais.

5. Acompanhar alterações no padrão de distribuição verificado. Caso verificadas alterações, investigar vetores de pressão potencialmente associados.

6. Disponibilizar anualmente banco de dados informatizado com todas as informações geradas.

WhatsApp Image 2022-10-25 at 18.57.38.jpeg

Camila Moura Lemke

Coordenadora

Bióloga, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Email: camila@ecopore.org.br

bottom of page