Cerca de 100 quilômetros de Porto Velho, a Floresta Nacional do Bom Futuro tem florescido com novas áreas de restauração florestal.
São 80 hectares restaurados pela Ecoporé em parceria com o ICMBio e parceria financeira da Conservação Internacional por meio do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (PSAM).
E no dia 13 de setembro, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) visitou a área junto com a equipe técnica do projeto. Foi realizada a apresentação da área e o monitoramento do plantio.
"O processo está bem sucedido. A implementação da área de muvuca está apresentando bons resultados e agora vai passar por uma etapa de manutenção para o controle das espécies exóticas invasoras e na sequência o replantio nas áreas falhadas", relata Marcelo Ferronato, da Ecoporé.
Uma característica especial dessa área restaurada é que a técnica utilizada no plantio foi a de muvuca de sementes. A técnica é antiga, mas relativamente nova para restauração de áreas degradadas, como a recuperada na unidade de conservação.
A muvuca faz uma seleção das melhores plantas para uma determinada área, quantifica as espécies por tempo de crescimento e cobertura do solo. As sementes dessas plantas selecionadas são dispersadas e cuidadas durante todo o processo.
E para a visita, estiveram presentes a equipe da Ecoporé, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e equipe do SFB.
留言