top of page
Foto do escritorTainá Scartezini

Ecoporé discute a importância do reflorestamento na mitigação das mudanças climáticas.

Debate aconteceu durante o Festival Estadual da Juventude Rural de Rondônia.


Jovens debatem mudanças climáticas durante Festival Estadual da Juventude Rural de  Rondônia
Da esquerda para a direita: a analista ambiental e extensionista do projeto Terra e Mata da Ecoporé, Suely Barbosa, o diretor de jovens da Fetagro, Willians Santana, e a jornalista ambientalista da Fetagro, Leu Lopes. Foto: Tainá Scartezini, comunicação Ecoporé (2024).

Com o propósito de debater o papel do reflorestamento na mitigação das mudanças climáticas, a analista ambiental do projeto Terra e Mata da Ecoporé, Suely Barbosa, participou da mesa “Juventude Rural, respeito e compromisso com o futuro rumo a COP 30” ao lado da jornalista ambientalista Leu Lopes, no último sábado, 16.


A mesa fez parte da programação da 23º edição do Festival Estadual da Juventude Rural, realizado pela Fetagro (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia) com o apoio de organizações parceiras, como a Ecoporé, Emater, Unicafes/RO, Senar/RO, CPT/RO, CUT/RO e REC-UNIR, entre outras. Este ano, o festival aconteceu no Estádio Municipal de Seringueiras e teve como tema  o “Fortalecimento da agricultura familiar e do Bem Viver na Amazônia”.


Falando para mais de mil jovens de todos os cantos de Rondônia, Suely reiterou o compromisso da Ecoporé com a agricultura familiar, frisando a ação de restauração da instituição, que doa mudas, sementes e materiais de isolamento, além de oferecer assistência técnica, aos agricultores e agricultoras interessados em reflorestar suas propriedades rurais. Outras atividades da Ecoporé incluem formações de educação ambiental, monitoramento da biodiversidade e do carbono.


Durante as discussões, representantes da juventude rural do estado manifestam o desejo de serem ouvidos e de levarem pautas para a COP30 (Conferência das Partes, organizada pela Organização das Nações Unidas), que acontecerá em novembro de 2025 em Belém, no Pará. Os participantes também refletiram sobre êxodo rural, envelhecimento no campo, sucessão rural, mudanças climáticas, sustentabilidade e  preservação das florestas e das águas.


Além dos debates, o evento também contou com apresentações culturais, competições esportivas, troca de sementes e uma feira na qual agricultores e agricultoras da região puderam expor e comercializar seus produtos.



CONFIRA A GALERIA DO EVENTO:



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page