top of page

Ecoporé inaugura primeiro Jardim Sensorial de Rondônia

Atualizado: 9 de nov. de 2022

A inauguração do primeiro ‘Jardim Sensorial’ do estado de Rondônia, aconteceu no Espaço Ecológico e Recreativo GAIA Amiga, em Rolim de Moura. Essa iniciativa é organizada pela Ecoporé com patrocínio da Petrobrás.


O Jardim sensorial é um espaço cercado de sons, aromas e texturas, que busca promover através do uso das plantas, o bem-estar e aviva o sistema sensorial e emocional de quem frequenta. Está ligado aos sentidos de olfato, tato, visão, audição e paladar, e tem por objetivo a inclusão de toda sociedade, principalmente aquelas pessoas que possuem alguma necessidade especial. O espaço dentro de uma escola foi escolhido para que houvesse um espaço de aprendizagem não formal para a escola e para a comunidade, o que pode facilitar a compreensão de conteúdos e conceitos nas mais diversas áreas de conhecimento.


A construção do jardim permite a ressignificação do espaço escolar, possibilitando novas perspectivas multidisciplinares voltadas à questão ambiental. A educação ambiental possui um amplo campo de conhecimento, sendo um dos temas transversais dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e, portanto, pode ser contextualizado nas diversas disciplinas escolares, o planejamento de aulas com o uso do jardim sensorial pode reforçar o aprendizado de diversos conteúdos de forma transdisciplinar.


“Esse jardim vai ser de muita utilidade para o público em geral, mas principalmente para aquelas pessoas com alguma limitação física ou outro tipo, estamos bem animados”, relata Leonardo Ribas, organizador do projeto.


O endereço do Jardim Sensorial é na Avenida Campo Grande, 5624, Bairro Planalto em Rolim de Moura.


62 visualizações0 comentário
bottom of page