top of page

Projeto Viveiro Cidadão começa a distribuição de mudas para os beneficiários


A Ecoporé deu início a mais uma etapa de distribuição de mudas para os beneficiários do Projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela instituição e patrocinado pela Petrobras.


Nesta fase, foram produzidas mais de 170 mil mudas que serão doadas para os beneficiários de oito municípios da zona da mata rondoniense e centro sul do estado de Rondônia, com o objetivo de sustentar as ações de recuperação de áreas degradadas e matas ciliares das propriedades cadastradas.


A maior parte dos beneficiários são mulheres que possuem quintais produtivos, que é um sistema produtivo, em geral localizado no entorno das residências, onde se faz uso intensivo da produção, possuem elevada capacidade produtiva e são manejados quase que totalmente por mulheres, que além das atividades domésticas e educação dos filhos, participam efetivamente da esfera produtiva da propriedade rural. Nesses espaços, elas desenvolvem agricultura, baseada na produção de frutas, legumes, hortaliças, raízes, plantas medicinais e animais de pequeno porte, prática de elevado potencial econômico.


Dona Erica, de São Felipe do Oeste, beneficiária de quintais e sistemas produtivos, agricultora familiar, cuida de sua propriedade há mais de 20 anos. Recebeu pela primeira vez a ajuda dos extensionistas rurais na propriedade. Nessa fase do projeto, ela recebeu mais de 2 mil mudas. “Fiquei muito feliz com a entrega das mudas, de ser beneficiária desse projeto e a expectativa é de produzir e aumentar nossa renda familiar. Agora o que depender de nós, plantio, cuidar das mudas, já estamos fazendo. Sou grata ao Projeto Viveiro Cidadão, pela equipe, porque tudo o que foi prometido foi cumprido, agilizam as mudas pra gente, agora é só plantar. Eu não tinha condição de comprar essas mudas e o projeto doou essas mudas para a minha propriedade, os insumos também, foi bom demais. Então, foi de muita ajuda porque através dessas mudas vai transformar a vida da minha família gerando uma renda”, diz ela.


Outra beneficiária do Projeto Viveiro Cidadão é a Renata Durans, do assentamento Che Guevara. “Receber essas mudas é tudo de bom, esse Viveiro Cidadão entrou para mudar mesmo a vida da gente, os técnicos são maravilhosos, e as mudas, nossa, bom demais eu receber. Não sei como descrever esse projeto, a gente aqui não tem facilidade de fazer muda, então foi muito bom para nós, estou numa alegria tão grande, tem me ajudado muito no conhecimento e na realização do meu sonho que era reflorestar a beira do rio com árvores frutíferas”, completa.

SOBRE O VIVEIRO CIDADÃO


O Viveiro Cidadão que é realizado pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras, já recuperou cerca de mais de 500 hectares de Áreas de Preservação Permanente e Sistemas Produtivos Sustentáveis em oito municípios da zona da mata rondoniense e centro sul do estado de Rondônia, desde sua criação em 2013. A iniciativa atua com mais de 600 proprietários rurais, entre agricultores familiares, mulheres do campo e jovens agricultores, onde já distribuiu mais de 2 milhão de mudas de diversas espécies frutíferas e florestais. Este plantio se soma às centenas de atividades de educação ambiental já desenvolvidas pelo projeto. A Ecoporé e o Viveiro Cidadão apoiam a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU e integram a Aliança pela Restauração da Amazônia.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page