top of page

Restauração florestal: Terra e Mata inicia a distribuição de mais de 400 mil mudas para agricultores


Preparação dos lotes de mudas que serão entregues nas propriedades rurais cadastradas

Com a chegada do período de chuva na Amazônia, a Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé inicia nesta segunda-feira (20) a distribuição de mais de 400 mil mudas de espécies florestais nativas e frutíferas destinadas à restauração florestal de áreas alteradas e para a implementação de sistemas produtivos sustentáveis em propriedades da agricultura familiar em Rondônia. Nesta primeira fase do projeto Terra e Mata, que tem apoio financeiro do Fundo Socioambiental CAIXA, serão mais de 500 agricultores contemplados nos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Alvorada d’Oeste e Presidente Médici, Nova Brasilândia e Urupá, todos no eixo da BR-429. A meta é restaurar mais de 300 hectares até o final do projeto.


Mudas de Cacau, Cupuaçu, Castanha, Açaí, Pupunha, Cedro, Cerejeira, Mogno e mais de cinco variedades de Ipê são algumas das mais de 80 espécies que serão distribuídas, totalizando quase meio milhão de árvores que serão doadas ao longo dos 4 anos de execução do projeto.


Adubos, arames e outros insumos para preparo das áreas de plantio já foram entregues

Antes da fase de entrega das mudas, os proprietários receberam os insumos necessários para preparar as áreas de plantio, como adubos e materiais para isolamento, quando necessário, além de todo acompanhamento dos técnicos de extensão rural, com visitas técnicas, definição dos arranjos de plantio, espécies de interesse e orientações de preparo das áreas.


Para aproveitar ao máximo o período de chuvas, ideal para o plantio para garantir o bom desenvolvimento das mudas, a Ecoporé organizou uma ampla operação logística, envolvendo caminhões e uma equipe de 17 pessoas responsáveis pela separação das mudas e montagem das cargas, adaptadas especificamente para cada propriedade.


Além da restauração de áreas sensíveis, o projeto também oferece a implantação de quintais produtivos para mulheres e jovens. Essa tecnologia sustentável combina pequenos espaços de plantio com a sustentabilidade e a geração de renda, cultivando espécies frutíferas, plantas medicinais, entre outras.


Quase meio milhão de mudas serão entregues até o final do projeto

A Ecoporé, responsável pelo Projeto Terra e Mata, está comprometida com a Década da Restauração, buscando inspirar e apoiar governos, organizações, sociedade civil, empresas, jovens, mulheres, indígenas e agricultores de todo o mundo a desenvolver novas iniciativas para restaurar o meio ambiente.






21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page