top of page
lideres-seringueiros-1995-porto-velho-750x460.jpg

Histórico

Em 1988, um grupo de pessoas preocupadas com o modelo de desenvolvimento territorial, que culminou na derrubada da floresta em áreas de ocupação agropecuária no estado de Rondônia, uniram-se para fundar a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, com objetivo de legitimar e dar voz as suas ações em prol da preservação de áreas florestais estratégicas, bem como da conservação ambiental visando o desenvolvimento sustentável e manutenção das atividades produtivas.

Inicialmente estabeleceu sua sede no interior de Rondônia, no município de Rolim de Moura. No ano 2000, transferiu sua sede para a capital Porto Velho, mantendo a filial no interior, onde atualmente mantém um dos maiores viveiros florestais de Rondônia, destinado a produção de mudas para recuperação de áreas alteradas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao longo desta trajetória, dezenas de projetos foram realizados, que já beneficiaram milhares de pessoas. Agricultores familiares, extrativistas, seringueiros, povos indígenas, pescadores, estudantes, pesquisadores…

São ações relacionadas à pesquisa, educação, proposições e implementação de políticas públicas, articulações interinstitucionais, representatividade em espaços de controle social, desenvolvimento socioeconômico e conservação da biodiversidade amazônica a partir de bases sustentáveis, garantias de direitos fundamentais, justiça social e conservação de Áreas Protegidas.

Atualmente as ações são orientadas por meio de quatro programas, que estabelecem fluxos e responsabilidades, ampliando assim a mobilização de recursos, otimização de tarefas, sistematização e publicidade de nossas ações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 25 de junho de 2022 a Ecoporé completa 34 anos de existência. Os números obtidos ao longo de todo o trabalho desenvolvido nesta trajetória são pequenos frente aos enormes desafios das questões étnicas e socioambientais.

VIVEIRO-CIDADÃO-72-768x512.jpg
programas-Ecoporé-2-768x521.jpg
bottom of page