top of page

NOSSA FLORESTA NOSSAS CASA

Do que se trata o projeto

O projeto é uma cooperação entre Ecoporé, Iniciativa Comunidades e Governança Territorial da Forest Trends, Rede de Sementes do Xingu, com apoio da Fundação Arbor Day, em parceria direta com comunidades de oito territórios indígenas (7 no estado de Rondônia e 1 no noroeste do estado de Mato Grosso), plantarão um milhão de árvores. As sete terras indígenas localizadas em Rondônia, correspondem a 1/3 do total dessas áreas demarcadas para o estado. A área ocupada pelos plantios será de aproximadamente 400 hectares.

A parceria utilizará técnicas agroflorestais, que aumentam o armazenamento de carbono e apoiam a biodiversidade nas florestas, aumentando a segurança alimentar nas comunidades. Culturas comercializáveis ​​como açaí, castanha do Brasil, cacau e babaçu também proporcionarão renda sustentável para aqueles que manejam áreas de restauração. Também será realizado o plantio via semeadura direta através da Muvuca, tecnologia reconhecida e premiada adotadas pela Rede de Sementes do Xingu.

O trabalho de reflorestamento planejado incluirá mais de 70 espécies e se estenderá por 1,5 milhão de hectares na Amazônia brasileira. O projeto prevê ainda a aquisição de sementes das próprias comunidades, contribuindo para geração de renda desses povos indígenas e fortalecendo a cadeia da restauração na região sudoeste da Amazônia.

Objetivos do Projeto

seeds.png

Plantio de um milhão de árvores em oito territórios indígenas de rondônia e Noroeste de Mato Grosso

hut.png

Recuperação de áreas degradadas e alteradas, visando a inclusão socioprodutivas das comunidades indígenas.

Quais as Metas

1. Plantio de 1 milhão de árvores por meio do plantio de mudas e técnicas de muvucas de sementes.

paulo.jpg

Paulo Henrique Bonavigo

Coordenador

Biólogo, Presidente da Ecoporé

Email:paulo@ecopore.org.br

bottom of page