Comunidade da Flona Iquiri recebe oficina de associativismo da Ecoporé
- Joshua Lacerda
- há 5 dias
- 1 min de leitura

A Ecoporé realizou uma oficina de associativismo na comunidade Cachoeira de Iracema, dentro da Floresta Nacional do Iquiri (Flona Iquiri), com a participação de 31 moradores, sendo 15 homens e 16 mulheres. A atividade aconteceu a convite da Gestão da Flona do Iquiri, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A oficina teve como objetivo fortalecer a organização comunitária diante do processo de concessão florestal que será implementado na Flona Iquiri.
Nas concessões, a empresa vencedora da licitação assume a exploração dos recursos madeireiros em áreas previamente definidas da unidade, respeitando os direitos e necessidades dos povos e comunidades tradicionais. Os contratos preveem benefícios sociais e ambientais, incluindo investimentos em infraestrutura e serviços, além de repasses financeiros para municípios e para o Estado.

A participação das comunidades organizadas é essencial para garantir esses benefícios.
Segundo Adenilson Morais, analista socioambiental da Ecoporé, o associativismo representa um caminho para que as comunidades tenham mais voz, ampliem seu poder de decisão e conquistem oportunidades coletivas “A oficina de associativismo fortalece a compreensão dos moradores sobre como a organização coletiva pode ser um instrumento estratégico diante do processo de Concessão Florestal” destacou.

A mobilização realizada reforçou a importância da união entre os moradores para administrar de forma organizada os recursos que chegarão à região e criar bases para o desenvolvimento sustentável das comunidades da Flona Iquiri.
Comentários