Ecoporé amplia presença na Amazônia com visita técnica à Floresta Nacional de Roraima
- Mayara Velasco

- 14 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jul.

Com atuação ampliada para além de Rondônia, a Ecoporé esteve na Floresta Nacional de Roraima em visita técnica voltada à análise de áreas degradadas. A iniciativa busca contribuir com estratégias de restauração ecológica em diferentes contextos da Amazônia.

Segundo Flávio Santos, gerente de Inteligência Territorial da Ecoporé, a Floresta Nacional de Roraima cumpre um papel estratégico na proteção socioambiental da região. “A Flona de Roraima é uma unidade de conservação vital para a Amazônia, pois integra um mosaico de unidades de conservação que funcionam como uma barreira para a proteção da Terra Indígena Yanomami. As intervenções ilegais dentro da UC deixaram um rastro de degradação, mas a restauração ecológica pode mitigar esses impactos e estimular a resiliência da floresta”, afirma.
A Flona de Roraima enfrenta alguns desafios: o controle de gramíneas exóticas e os incêndios recorrentes. Os desafios são apenas parte da complexa realidade da região, que exige esforços contínuos de diferentes frentes. A visita também evidenciou o esforço contínuo de brigadistas e gestores locais para manter viva a floresta e suas múltiplas funções ecológicas, sociais e culturais.










Comentários