Intercâmbio técnico fortalece ações de restauração na Amazônia
- Mayara Velasco
- 8 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jul.
A atividade reuniu a equipe do projeto Viveiro Cidadão e colaboradores da Petrobras para troca de experiências e fortalecimento das práticas de restauração com sementes nativas na base de Urucu, em Coari (AM)
Durante dois dias, a base de Urucu, em Coari no Amazonas, recebeu um intercâmbio técnico que reuniu equipes da Petrobras das áreas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Responsabilidade Social e técnicos do projeto Viveiro Cidadão, realizado pela Ecoporé com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências e o fortalecimento das práticas de restauração ecológica na Amazônia, com foco na produção de mudas e no uso de sementes nativas.
Metodologias utilizadas na produção de mudas, técnicas de restauração com muvuca de sementes, estratégias de engajamento comunitário focado em mulheres e jovens e a análise de indicadores ecológicos estiveram entre os principais aprendizados compartilhados durante os dois dias.

De acordo com os participantes, o intercâmbio reforçou a importância da integração entre o conhecimento técnico e os saberes locais. “Fiquei muito impressionado com os resultados da restauração em uma condição ambiental, especialmente de solo, muito desafiadora. Saímos inspirados com a potência que há na colaboração entre territórios distintos da Amazônia” destacou Marcelo Ferronato, coordenador do projeto.
A atividade também foi estratégica para fortalecer o alinhamento institucional entre Ecoporé e Petrobras, consolidando a parceria em torno de ações concretas de conservação e desenvolvimento sustentável nos territórios amazônicos.
Comments