top of page

Terra e Mata entrega mais de 670 mil mudas e fortalece reflorestamento em Rondônia

O Projeto Terra e Mata, executado pela Ecoporé com apoio do Fundo Socioambiental CAIXA, alcançou um resultado expressivo em sua frente de recomposição florestal: até o momento, já foram entregues 671.701 mudas a agricultores familiares nos municípios da região da BR-429, em Rondônia. O número representa 139,93% da meta inicial, superando amplamente as previsões de execução.​ ​O levantamento corresponde ao período de 9 de abril a 8 de julho de 2025.

Preparação de mudas para a restauração. Foto: Arquivo Ecoporé
Preparação de mudas para a restauração. Foto: Arquivo Ecoporé

Somente no último trimestre, cerca de 20 mil novas mudas entraram em produção para atender áreas que demandam replantio — seja por falhas no estabelecimento inicial ou para fins de enriquecimento ecológico. As ações se concentram em áreas ambientalmente sensíveis, como margens de nascentes e zonas de recarga hídrica.


A iniciativa, executada pela Ecoporé com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa, acontece em nove municípios e conta com a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), prefeituras municipais e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RO).

ree

A produção é realizada no Centro de Inovação em Restauração de Ecossistemas Amazônicos, viveiro da Ecoporé localizado na Rodovia RO 010, km 5,5, Zona Rural de Rolim de Moura (RO). O espaço é responsável por todas as etapas do processo: coleta de sementes, beneficiamento, secagem, superação de dormência, armazenamento, semeadura e cultivo das mudas. Espécies como Ipês, Castanha, Cacau, Açaí, Pupunha, Mogno e outras fazem parte do portfólio.


Reconhecido na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI, o Centro também fortalece a produção de conhecimento e inovação aplicada à restauração florestal. Saiba mais em: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/5022.



Comments


bottom of page