top of page

Transformando vidas: Projeto Terra e Mata distribui mais 202 mil mudas para agricultores e agricultoras familiares da Amazônia

Atualizado: 29 de nov. de 2024

Mais de 500 pessoas receberão mudas para recompor áreas degradadas e implementar sistemas produtivos sustentáveis.


Anderson Bento, extensionista, Pedro Alves Faria e Aparecida Rosa da Silva Alves, agricultores, Foto: Sueli Barbosa, Ecoporé (2024).

Em novembro, no começo da estação chuvosa, a Ecoporé iniciou a distribuição de 202 mil mudas para mais de 500 agricultores e agricultoras dos municípios de Alvorada D’Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Presidente Médici, Nova Brasilândia e Urupá, em Rondônia. A ação faz parte do  projeto Terra e Mata, financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa, que prevê, até o final de 2025 a recomposição de mais de 300 hectares de áreas degradadas e a implantação de 200 quintais produtivos. 


Caminhão de mudas. Foto: Anderson Bento, Ecoporé (2024).

Destinadas à recomposição de áreas degradadas e à implementação de sistemas produtivos sustentáveis voltados para mulheres e jovens, as mudas são de aproximadamente 80 espécies. São plantas de relevância ecológica ou com potencial econômico, como mogno, ipê, cacau, castanha e abacaxi.



Para elaborar a composição dos arranjos, florestais e frutíferos, os beneficiários do projeto junto aos extensionistas rurais consideram as necessidades e as habilidades dos agricultores e das agricultoras beneficiários do projeto. Uma agricultora familiarizada e com gosto pelo plantio de abacaxi, por exemplo, receberá mais mudas dessa espécie do que outra agricultora que nunca trabalhou com essa cultura.


Preparação das mudas para entrega. Foto: Tainá Scartezini, comunicação Ecoporé (2024).

Antes de receberem as mudas, os agricultores e agricultoras também receberam insumos, como adubos, que auxiliam o do desenvolvimento inicial das mudas, e materiais de isolamento (mourões, arame, catracas e espichadores), os quais promovem o isolamento das áreas de fatores de degradação,  como o pisoteio dos animais nessa fase do desenvolvimento. 


Além disso, os beneficiários continuarão recebendo visitas de assistência técnica dos extensionistas ao longo do projeto. Em dois anos, o Terra e Mata já distribuiu 682 mil mudas,  superando a meta inicial (480 mil), além de ter apoiado a restauração de 124 nascentes de rios e realizado seis módulos de formação por meio da Escola Restauração Ecológica na Amazônia, empregando cerca de 30 pessoas.



Conheça alguns dos agricultores e agricultoras familiares beneficiários do projeto Terra e Mata:



TERRA E MATA

Realizado pela Ecoporé com financiamento do Fundo Socioambiental Caixa e em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), o projeto visa aliar conservação e recomposição ambiental com geração de renda através da promoção da agricultura regenerativa em propriedades da agricultura familiar na Amazônia. Entre 2022 e 2026, o projeto prevê a produção e distribuição de 480 mil mudas, beneficiando mais de 500 agricultores em Rondônia por meio do apoio para a recomposição de 300 hectares de áreas degradadas, 100 nascentes recuperadas, 200 quintais produtivos protagonizados por mulheres e jovens. A iniciativa contribui para que o Brasil atinja o compromisso com a ONU de reflorestar 12 milhões de hectares de floresta até 2030.





1 Comment


We provide you with the greatest Dwarka Escorts Agency from various upscale areas across India so you can experience their unique beauty and distinctive call girls.

Like
bottom of page