Ecoporé promove curso sobre pecuária sustentável na Agrovila Chico Mendes
- Mayara Velasco
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Capacitação orientou produtores rurais sobre práticas que aumentam a produtividade e reduzem os impactos ambientais na Amazônia

A Ecoporé realizou, na Agrovila Chico Mendes, um curso voltado para práticas sustentáveis na pecuária, reunindo produtores rurais interessados em melhorar a produtividade de suas propriedades com foco na conservação ambiental,
Durante a formação, os participantes aprenderam sobre análise de solo, manejo de pastagens, sistemas de pastejo e manejo nutricional do gado. Foram abordadas técnicas que permitem produzir mais em áreas menores, por meio de boas práticas que promovem a conservação do solo, a recuperação das pastagens e a redução de impactos ambientais.

Entre os destaques do curso, os produtores receberam orientações sobre o “check-up do solo”, com instruções para coleta e interpretação de análises, além de aprenderem sobre os estágios de desenvolvimento das plantas forrageiras e os diferentes sistemas de pastejo, como o contínuo e o rotacionado. Também foram apresentadas espécies forrageiras adequadas à região, como Brachiaria, Panicum e capineiras, além de culturas alternativas, como o sorgo gigante boliviano e o milheto.
Segundo Andryni Brasil, analista socioambiental da Ecoporé, a capacitação proporcionou aos produtores um momento essencial de aprendizado:
“A capacitação sobre Manejo de Pastagem, que também abordou a importância da qualidade do solo, proporcionou aos produtores um momento rico de aprendizado. Muitos, por não terem acesso ao ATER público, acabam ficando sem contato com novas tecnologias que possibilitam uma produção sustentável. Com o curso, eles compreenderam que práticas como queimadas, desmatamento e degradação do pasto, na verdade, representam prejuízos. Além disso, perceberam que é possível alcançar uma boa produtividade mesmo em áreas menores, desde que manejadas de forma adequada.”

O curso reforça o compromisso da Ecoporé em apoiar produtores rurais na adoção de práticas que conciliem produção e preservação ambiental, fortalecendo a pecuária sustentável na Amazônia.
A iniciativa integra o projeto ProTS, financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Comentários