top of page

Iniciativa da Ecoporé, RESEBA participa da Semana Florestal da UFAC com palestra e minicurso

A Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônica (RESEBA), iniciativa da Ecoporé, participou em setembro, da VII Semana Florestal da Universidade Federal do Acre (UFAC), realizada em Rio Branco. O evento teve como tema o manejo comunitário na Amazônia e reuniu pesquisadores, organizações e comunidades.

A engenheira florestal da Ecoporé, Geisilane Hell, ministrou uma palestra sobre redes de sementes e conduziu um minicurso de manejo de sementes florestais e muvuca, entre terça e quinta-feira. “Foi a primeira palestra e minicurso que ministrei em uma universidade. A experiência de compartilhar sobre a rede e meus conhecimentos foi muito importante”, afirmou.

Geisilane Hell aborda a temática da Muvuca na UFAC (Foto: Arquivo Pessoal)
Geisilane Hell aborda a temática da Muvuca na UFAC (Foto: Arquivo Pessoal)

“Estar presente nesses ambientes fortalece a visibilidade da Rede de Sementes, aproxima a ciência das práticas de campo e valoriza o protagonismo dos coletores de sementes na construção de uma bioeconomia mais justa e sustentável”, disse a gerente da RESEBA, Aline Smychniuk.

Segundo Geisilane, a participação esteve alinhada ao trabalho da Ecoporé, pois possibilitou o diálogo entre ciência, práticas comunitárias e incentivo a políticas públicas voltadas à floresta e às populações que dela dependem.

Aline Smychniuk posa com sementes da RESEBA (Foto: Marcelo Nery/Acervo Ecoporé)
Aline Smychniuk posa com sementes da RESEBA (Foto: Marcelo Nery/Acervo Ecoporé)

Para Aline Smychniuk, ocupar espaços de diálogo acadêmico e social contribui para consolidar parcerias e ampliar o reconhecimento do papel das redes de sementes na conservação da Amazônia.


Comentários


bottom of page